OKÊ , CABOCLO!

SARAVÁ OXOSSI!

Nossos Ancestrais Africanos nos dizem que Oxóssi, é filho de Iemanjá com Orunmilá. É divinização da floresta, reinando sobre o verde sobre os animais selvagens, dos quais é considerado o dono e dos quais tem todas as virtudes. Oxossi é sagaz como o leopardo, forte como o leão, leve como um pássaro, silencioso como um tigre, observador como a coruja, sabe se esconder como um tatu, é vaidoso como o pavão, corre como os coelhos, sobe em árvores como macaco, conhece os animais profundamente e com eles partilha o conhecimento da natureza.
• Sagacidade: Sutileza de espírito,perspicácia.
• Força Espiritual
• Leveza
• Silêncio
• Observação
• Agilidade

Dizem os mitos que aprendeu a caçar com seu irmão Ogum, quando este lhe deu as pontas de flechas e, mais tarde, a espingarda. A essência de Oxossi é “atingir um objetivo”. Fixar um alvo e atingi-lo. Alimentar a família. Oxossi sempre foi o responsável por alimentar a família. É considerado o orixá que dá de comer às pessoas, pois sob seus domínios estão os animais e os vegetais. Assim, invoca-se a energia de Oxóssi quando se quer encontrar algo ou atingir algum objetivo e para prover sustento (moral ou físico) durante as jornadas.

ATINGIR UM OBJETIVO!

No limite, é Oxossi o patrono da natureza, enquanto Ogum é a cultura. Como sempre foi muito observador aprendeu também os mistérios e poderes das plantas com Ossain, orixá dono dos poderes de cura das folhas, que certa vez o enfeitiçou, levando-o para o fundo da floresta a fim de ter companhia. Iemanjá, sua ciumenta mãe, enfurecendo-se, mandou que Ogum fosse buscar seu irmão na floresta e o arrancasse dos feitiços de Ossain.
Invoca-se Oxossi, portanto, quando se quer encontrar remédios para certos males, embora seja necessário pedir a Ossain que o remédio faça efeito.

OXOSSI É O PATRONO DA NATUREZA.

Ogum assim o fez, mas como Oxóssi relutasse em voltar ao lar, e ao voltar desfeiteasse sua mãe, esta o proibiu de viver dentro da casa, deixando-o ao relento. Como havia prometido ao irmão ser sempre seu companheiro, Ogum foi viver também do lado de fora de casa.

Oxóssi tornou-se o melhor dos caçadores e diz o mito que foi ele quem livrou Araketu, sua cidade, de um grande feitiço das perigosíssimas ajés (feiticeiras africanas) Iyami Oshorongá, que se transformam em pássaros e atacam as pessoas e cidades com doenças e miséria.

Tendo uma destas feiticeiras pousado sobre o palácio do rei de Ketu, e os demais caçadores do reino perdido todas as suas flechas tentando matá-la, Oxóssi, com apenas uma, deu cabo do perigoso pássaro, tendo sido conclamado o rei de Ketu. Pede-se a Oxóssi, portanto, que destrua feitiços ou energias maléficas.

OXÓSSI DESTRÓI FEITIÇOS E ENERGIAS MALÉFICAS.

Um dia, enquanto caçava elefantes para retirar-lhes as presas, Oxóssi encontrou e apaixonou-se por Oxum a deusa das águas doces e do ouro que repousa em seus leitos e com ela teve um filho , Logun-Edé .

Filho da floresta com as águas dos rios, Logun-Edé é considerado o orixá da fartura e da riqueza que ambos os domínios apresentam e dos quais compartilha.

LOGUN-EDÉ É CONSIDERADO O ORIXÁ DA FARTURA E DA RIQUEZA

Por Guardião de Ogum – Ogum Pena Amarela

Anúncios

16 comentários em “OKÊ , CABOCLO!

Adicione o seu

  1. qual é o caboclo da linha de logun-edé

    RESPOSTA

    Eu conheço esses: Laje Grande, Laje Forte, Bugari; apenas os nomes e nada mais a visto que no Terreiro que sou filho não cultua esse Orixá.

  2. qual é o caboclo da linha de logun-edé

    RESPOSTA

    Eu conheço esses: Laje Grande, Laje Forte, Bugari; apenas os nomes e nada mais a visto que no Terreiro que sou filho não cultua esse Orixá.

  3. qual é o caboclo da linha de logun-edé

    RESPOSTA

    Eu conheço esses: Laje Grande, Laje Forte, Bugari; apenas os nomes e nada mais a visto que no Terreiro que sou filho não cultua esse Orixá.

  4. Olá
    gostaria de saber mais ou menos
    quais os caboclos podem
    usar as cores verde e vermelho??
    E se também esse caboclo seria
    um caboclo de Ogum ou de Oxossi??

    RESPOSTA

    É quase impossivel lhe responder o que quer, muitos são os caboclos que usam essa cor e não estão limitados apenas aos dois Orixás.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: