Responsabilidade irresponsável

A Religião Umbanda não tem um órgão regulador de como os Terreiros devem funcionar pois afinal ela foi criada pelo Mundo Espiritual e sendo assim, é comandada pelos Mentores de cada casa.

Para regulamentar a parte material, documentação, a parte burocrática, preservação da imagem da religião, temos as federações estaduais que deveriam fazer isso, mas não fazem.

O que fazem é quase que tão somente filiar os terreiros em troca de um pagamento mensal, bimestral ou até anual, para, teoricamente, orientar e controlar a conduta de seus filiados e defender nossa Religião perante a sociedade.

Digo teoricamente por que na prática isso também não acontece.

As federações na ânsia de conseguirem filiados, vão aceitando-os sem critério nenhum, sem informações sobre a idoneidade dos novos associados, muitas vezes colocando o bom nome da religião na lama pelas besteiras que esses falsos umbandistas cometem contra a nossa religião e fazem isso com a aquiescência das federações.

Por outro lado, esses umbandistas por estarem filiados às federações se consideram legalizados e cometem os maiores absurdos em nome de nossa Religião por possuírem um “certificado” de filiado pendurado numa parede do terreiro, pois para os leigos, esse “certificado” teoricamente os credenciam a exercer os rituais umbandistas.

Tempos atrás tivemos o ataque gratuito de um jornal que se diz umbandista contra uma amada Entidade Umbandista.

Essa atitude revoltou profundamente aos que tomaram conhecimento do fato e que zelam pelo seu bom nome da Umbanda, mas infelizmente, nenhuma federação tomou a frente e questionou o ataque e a intolerância religiosa por parte do autor da matéria.

Ficou por isso mesmo.

Ora, se as federações umbandistas existem para defender o bom nome de nossa Religião, porquê não o fazem?

Porquê ficam alheias e não tomam a iniciativa de defender-nos dos ataques dos não simpatizantes?

Em programas televisivos evangélicos, somos diariamente atacados na nossa fé, com acusações das mais variadas, com encenações irreais que dizem que praticamos os rituais mais macabros que uma pessoa possa pensar e mais uma vez nossas federações ficam omissas, não tomando a iniciativa de exigir o respeito de liberdade religiosa garantida por Lei.

Creio que esteja na hora dos donos de terreiros filiados nas federações exigirem destas, uma postura de acordo com os interesses da Comunidade Umbandista que é bem representar nossos interesses religiosos perante à sociedade de uma maneira geral.

Se assim não agirem, nas próximas eleições das diretorias dessas organizações, vamos eleger para o seu comando, pessoas que tenham comprometimento com a nossa crença e que se conduzam como verdadeiros Umbandistas

Não sou contra a existência das federações mas está na hora delas exercerem na prática, o motivo de sua criação que é no mínimo, defender nossa religião.

Renato de Oxossi

Anúncios

Sobre Administrador

Eu tento fazer a minha parte para poder divulgar a minha Religião.
Esse post foi publicado em UMBANDA e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Responsabilidade irresponsável

  1. Maria Izabel Dias disse:

    Eu pago a federação a cinco anos, eles nunca vieram conhecer meu terreiro. Mas a boleta com a cobrança chega todo final do ano. Como posso confiar em pessoas que nen conheço e que nunca vi nem ouvi defeder a umbanda. sou uma simples chefe de terreiro mas, acho que merecia mas consideração por parte deles afinal de conta eu pago a federação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s